quinta-feira, 15 de março de 2012

Algumas palavras de um Padoqueiro

"Durante toda a minha vida de crítico eu vi muitos filmes surpreendentes, curtos e longos, mas foi só com 'Ataque Piratola' (1932), primeiro trabalho dos premiados estúdios Degásperi Bros, que eu percebi até que nível a arte de fazer cinema poderia chegar. O filme recentemente recebeu uma restauração do negativo original e foi lançado no canal dos estúdios responsáveis no youtube, dessa vez em cores, a oportunidade que faltava para a nova geração se apaixonar pelos personagens cativantes e inesquecíveis que marcaram a vida de tantos.
O filme é um retrato da alma humana pelos olhos de um homem vestido como o Superman, uniforme que idealizaria a bondade do ser humano, mas não é bem assim com ele pois isso logo é quebrado já na primeira fala do personagem polêmico, que usa de métodos extremos para lutar contra o mal. As cenas de ação são tão importantes para a historia da cinematografia que fica difícil achar um filme hoje em dia que não beba dessa fonte.
O filme também polemizou com o primeiro personagem homossexual da historia do cinema, muito antes de Kubrick ousar tentar o mesmo em 'Spartacus', os irmãos Degásperi já estavam a frente do seu tempo desde 1932, Ataque Piratola, assim como os filmes realizados pelo estúdio depois, entra em qualquer lista de filmes para se ver antes de morrer, você nunca mais vai ser o mesmo depois."
Retirado do blog de Humberto Padoqueiro, respeitado crítico de cinema com sérios problemas na lei devido a subornos aceitos durante os anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário